Eletroneuromiografia (ENMG)

O QUE É ELETRONEUROMIOGRAFIA?

A eletroneuromiografia (ENMG) é um exame que avalia a presença de lesões que afetam os nervos e músculos, como pode acontecer em doenças como esclerose lateral amiotrófica, neuropatia diabética, síndrome do túnel do carpo ou doença de guillain-barré, por exemplo, sendo importante para ajudar o médico a confirmar o diagnóstico e planejar o melhor tratamento.

PARA QUE SERVE O ELETRONEUROMIOGRAFIA?

O exame de eletroneuromiografia estuda o funcionamento dos nervos e músculos, que podem estar alterado em situações como:

Polineuropatia provocada por diabetes ou por alguma doença inflamatória.

Atrofia muscular progressiva;

Hérnia de disco ou outras radiculopatias, que provocam lesões nos nervos da coluna;

Síndrome do túnel do carpo.

Paralisia facial;

Esclerose lateral amiotrófica;

Poliomielite;

Alteração da força ou sensibilidade provocada por um trauma ou pancada;

Doenças musculares, como miopatias ou distrofias musculares.

Com as informações obtidas durante o exame, o médico poderá confirmar o diagnóstico, indicar as melhores formas de tratamento ou, em alguns casos, acompanhar a gravidade e evolução da doença.

Este exame é capaz de registrar a condução de um impulso elétrico em um nervo e avaliar a atividade do músculo durante um determinado movimento e, geralmente, são avaliados os membros inferiores ou superiores, como pernas ou braços. 

COMO É FEITO O ELETRONEUROMIOGRAFIA?

Pequenos sensores são estrategicamente posicionados sobre a pele para avaliar determinados músculos ou trajetos de nervos, e, em seguida, pequenos estímulos elétricos são feitos para produzir atividades nesses nervos e músculos, que são captadas pelo aparelho. Esta etapa pode provocar um desconforto semelhante a pequenas pancadas, mas que são suportáveis;

url_imagem_prod_serv) ?> nome_prod_serv ?> id_prod_serv) ?>